Quer Mais? SIGA Página:

Manutenção Geladeiras Consul Frost Free - Geladeira não congela

Início
Por Redação Em 11 novembro 2024
Por Redação Em 11 novembro 2024

Manutenção Geladeiras Consul Frost Free - Geladeira não congela

O que está acontecendo com geladeira que não congela? Se tem algum ruim é você ter um defeito na geladeira não congelar. Hoje iremos falar sobre os motivos, causas e defeitos da geladeira consul crb39 não congelar. 

Um problema muito comum da geladeira consul não fazer gelo ou também a geladeira não está gelando a parte de baixo. E caso se identifique com seu caso da geladeira eletrolux não gelar a parte de baixo ou não fazer gelo, também se aplica as dicas de hoje neste super guia sobre geladeira eletrolux não congelar. 

Navegue Por aqui:

Logo no final, você ainda contará com este artigo completo em vídeo e com links para comprar ferramentas necessárias e peças para consul como sensor de temperatura consul crb39 W10531315.

Manutenção Geladeiras Consul Frost Free - Geladeira não congela

Identificando Defeitos Geladeira Consul

De um modo geral, as geladeiras que contam com o sistema frost free, ao mesmo tempo que trouxeram mais comodidade de uso, também,  ficaram mais complexas, para serem consertadas. Enquanto no sistema antigo, a maioria dos problemas se resumiam, ao bimetálico, nestas novas geladeiras, se devem à sensores e placa de controle. 

No decorrer deste texto, você irá descobrir, como pode ser fácil, resolver a maioria dos problemas, que este aparelho pode apresentar, e inclusive, consertar você mesmo, então vamos lá:

A primeira coisa que deve ser verificada, é qual tipo de defeito está ocorrendo, para assim, ficar mais simples, o conserto. No caso de uma geladeira que não esteja congelando e refrigerando adequadamente os alimentos, a primeira coisa a se verificar, é se no momento que a geladeira está com o compressor ligado, o condensador(grade atrás da geladeira) está um pouco quente ou morno na parte de cima e mais frio na parte de baixo. Se estiver conforme mencionado, saberemos que a carga de gás refrigerante está normal, passaremos então para outros testes. 

Como fazer auto teste geladeira consul/eletrolux?

Abaixo, passo a passo como fazer teste na placa da geladeira consul/eletrolux, para saber qual o defieto da geldadeira e qual pela está com problema estragada.

O que também ajuda a confirmar o próximo teste, é que a geladeira entra no modo de segurança, isto é, o compressor funciona por 8 minutos ficando desligado por 10 minutos, indicando defeito no sensor de temperatura do refrigerador. O próximo passo é fazer um autoteste, o que nestes modelos é bem simples, basta retirá-la da tomada e aguardar alguns segundos, e assim que recolocar na tomada e em menos de 30 segundos, selecionar através do botão de temperatura na temperatura 1, feito isto, basta pressionar por mais alguns segundos o botão de temperatura, até que todos leds apaguem, neste momento, começa o auto teste propriamente dito, onde ao pressionar o botão de temperatura, pausadamente, fará o teste de cada sensor, do compressor, motor da ventoinha do congelador(os quais são ligados em paralelo) e também realizará o teste da resistência.

 Ao chegar no led 4, o teste estará quase terminado, mas ao pressionar pela 5° vez a geladeira, mostrará se tem algum sensor com problema, e qual sensor que está danificado. Neste momento, se todos os leds ficarem piscando sem parar, é sinal que algum sensor está com problemas, para saber qual é, basta pressionar o botão de temperatura, por mais 2 segundos, e então, o código de erro será apresentado, no painel de seleção de temperatura. 

No caso em que ficarem acesos os leds 2 e 4, isto significa, que o problema está no sensor de temperatura do refrigerador, o qual fica no compartimento maior da geladeira, logo abaixo do congelador, mas caso este sensor já tenha sido trocado, pode ser simplesmente um mau contato, em algum dos fios, para verificar corretamente, basta remover a parte superior da geladeira, a qual contém o painel de seleção de temperatura, e acessando a caixa de plástico, a qual acondiciona a placa de controle, removê-las e retirando o conector menor, e usando um multímetro, efetuar as medições entre os dois fios brancos. 

No caso do multímetro digital, deve ser selecionada a escala de resistência apropriada, que seria 20K, no caso de um multímetro analógico, a escala de resistência apropriada seria X100. Se as ponteiras do multímetro não conseguirem alcançar os contatos do conector, basta usar dois pequenos pedaços de fio fino, colocados no conector, os quais serão medidos com as pontas de prova do multímetro. 

O valor normal nos dois casos, seria de algo próximo a 2.700 ohms, digo próximo, pois a resistência varia com a temperatura, diminuindo com uma temperatura maior e aumentando, com uma temperatura menor. Feito isto, também pode se verificar a continuidade dos fios entre a placa de controle e o sensor propriamente dito, caso ele tenha sido trocado. Valores acima de 90K (90.000 ohms) indicam um sensor aberto, e um valor abaixo de 400 ohms, indicam um sensor em curto, pode acontecer também o modo de falha de sensor descalibrado, mas este é bem menos comum, que seria a curva de mudança de resistência, não estar acompanhando de forma adequada, às mudanças de temperatura. 

Sendo identificado um sensor defeituoso, ou mesmo um mau contato (no caso de sensor que já foi trocado alguma vez) basta solucionar a causa, e então medir com o multímetro, no conector da placa de controle, e caso esteja o valor correto, antes de remontar tudo completamente, realizar um auto teste,e verificar se o código de erro desapareceu, caso tudo esteja correto, basta remontar tudo completamente, e pronto.

 No caso da geladeira além de estar refrigerando com baixa eficiência e até mesmo descongelando os alimentos colocados no congelador, e além disso, formando gelo na parte de dentro do congelador, onde fica a ventoinha, isso pode ser devido a um sensor de degelo defeituoso. 

As rotinas de teste neste caso seriam quase as mesmas, mas neste caso, a geladeira não entra no modo de segurança, e no autoteste o defeito encontrado seria representado pelo número 3, cabendo também os mesmos testes com o multímetro, mas neste caso nos fios vermelhos do conector de sensores da placa de controle. O valor encontrado também deve situar ao redor de 2.700 ohms(os sensores são iguais temperatura do refrigerador e sensor de degelo), com alguma pequena variação de acordo com a temperatura.

Qual a diferença dos sensores da geladeira consul?

Nenhuma diferença, ambos são iguais, tanto o sensor de degelo quanto o sensor de temperatura de refrigeração possuem a mesma resistência.

Os dois sensores são intercambiáveis, tanto, que geralmente a peça de reposição, tem fios pretos, mas podem ser usados nas duas funções da geladeira(fios vermelhos e fios brancos). 

Agora, uma falha na placa de controle geralmente, se caracteriza pelo não funcionameto da geladeira, à qual ao ser ligada à tomada mesmo passando-se alguns minutos, o compressor e a ventoinha não entram em funcionamento. Neste caso basta remover a placa de controle e verificar se a mesma encontra-se defeituosa, e com a sua troca ou conserto, a geladeira voltará ao funcionamento normal.

Vídeo como trocar sensor de temperatura da geladeira da Consul:

Se você quer ver um vídeo de troca de sosnro de geladeira consul passo a passo, abaixo tem um um tutorial de como trocar sensor de temperatura da geladeira consul.

Onde Comprar Peças da Geladeira Consul?

Vamos deixar aqui os links das peças e ferramentas necessárias vistas no vídeo para trocar o sensor de temperatura da geladeira consul:

E aí, ainda restou alguma dúvida sobre geladeira eletrolux com defeito não gelar fazer gelo não congelar a parte de baixo? Comente aqui no blog.

Quer saber mais sobre qual defeito da geladeira consul/eletrolux não congelar? Ou geladeira consul não descongelar não derreter geleo? Frost-free não funciona? Qual defeito da geladeira frost free não funcionar gelar descongelar sozinha?

O que você achou? Quer deixar um comentário? Quer Mais Dicas? Siga: @InfoClica

Comentários