Como dessoldar passo a passo componentes
No artigo de hoje, daremos várias dicas passo a passo de como fazer dessoldagem de componentes eletrônicos. A forma correta para dessoldar componentes e como usar sugador de solda e ferro de solda.
Para fazer uma dessoldagem, são necessários alguns itens, que viabilizam a dessoldagem, e até a tornam extremamente fácil de ser feita. Como exemplo de itens indispensáveis, estão: o ferro de solda, ou soprador de ar quente, (que dependerá do tipo de componente a ser dessoldado), um bom fluxo que ajudará muito qualquer serviço de soldagem ou dessoldagem, principalmente tornando possível a desdoldagem de alguns componentes que estejam oxidados, um bom sugador de solda ou malha de dessoldagem(também dependerá do tipo de componente a ser dessoldado).
Como todo tipo de serviço relacionado à eletrônica, é fundamental que se saiba que, a paciência e a persistência são essenciais para o devido treinamento e para se chegar a um trabalho de alta qualidade. No caso de componentes mais antigos de furo passante(PTH), basta muitas vezes o ferro de solda, um sugador de solda, e um bom fluxo, que se conseguirá, com o devido treino um serviço muito bom.
No caso de componentes de montagem em superfície(SMT ou SMD), alguns um pouco maiores podem ser removidos com um ferro de solda, mas os menores geralmente exigem, um soprador de ar quente, o fluxo e a malha de dessoldagem.
Também, pode ser necessário, um pouco de solda em fio, para ajudar na dessoldagem de alguns componentes com o sugador de solda, visto que em muitos casos, um pouco de solda nova deve ser adicionada aos contatos do componente, que se deseja remover, deste modo fica mais fácil a sua remoção.
Também não se deve esquecer que seria recomendável, usar um protetor no bico do sugador de solda, de modo a prolongar a sua vida útil, pois o bico de teflon tende a queimar a ponta com o uso do ferro de solda(principalmente quando se está aprendendo) e pode ser interessante este tipo de acessório, mas o mesmo pode inclusive ser improvisado, bastando para isso utilizar alguma mangueira de silicone ou mesmo mangueira garrote de borracha que se adapte no bico do sugador de solda, além do benefício já citado, ela também ajuda a reforçar a sucção da solda no componente, por ser macia e se moldar melhor ao contorno da solda do componente.
Também é possível adaptar com a malha de solda e o fluxo, para o caso da malha, basta utilizar alguma malha de cobre de cabos coaxiais, cortada no tamanho que melhor se adaptar ao trabalho que se tem em mente, no caso do fluxo, o mesmo pode ser de fabricação caseira, o qual é essencial para ser colocado por cima da malha de dessoldagem, e assim se conseguir a remoção de componentes SMD.
No mais, somente o treino e a persistência é que farão com que você consiga se tornar um expert na dessoldagem de componentes.
O que você achou? Quer deixar um comentário? Quer Mais Dicas? Siga: @InfoClica
Comentários
Postar um comentário